SOBRE O NOSSO ESPAÇO

O espaço tem quatro casas de retiro que oferecem aos participantes ambientes físico e espiritual adequado.

SÃO FRANCISCO – CAPACIDADE DE HOSPEDAGEM DE 130

SÃO JOSÉ - CAPACIDADE DE HOSPEDAGEM DE 90

CASA SANTA TEREZINHA - CAPACIDADE DE HOSPEDAGEM DE 75

CASA SÃO MIGUEL - CAPACIDADE DE HOSPEDAGEM DE 48

04 Auditórios

04 refeitórios

01 Capela



O LUGAR CERTO PARA O RETIRO PERFEITO

Matéria 1

O Centro de Espiritualidade Santa Teresa (CEST), administrado pela Comunidade Católica Shalom, tem capacidade para acolher 280 pessoas, distribuídas em três casas de retiro (São Francisco, São José e Santa Terezinha). Além de quatro auditórios, sendo um deles com capacidade para 400 pessoas, o CEST conta com Capela, ambientes de convivência e uma imensa área verde com lagoa e jardim.

Cada casa tem seu refeitório e seus quartos (alguns deles com ar condicionado), preservando assim a privacidade necessária para que cada grupo viva bem os dias de retiro. A alimentação é planejada por uma nutricionista e preparada por cozinheiras experientes. Além delas, jardineiros, pintores, porteiros, vigilantes, entre outros funcionários, prestam suporte para as casas, cuidando dos espaços e da logística dos eventos.

Cursos, reciclagens (retiros de dez dias direcionados especificamente para membros da Comunidade Católica Shalom) e retiros de grupos de oração, de comunidades, de movimentos da Igreja, de paróquias e até mesmo retiro pessoal estão entre as atividades que o CEST é capaz de acolher. No Brasil, o CEST tem casas de retiro em Fortaleza (Ceará), em Santo Amaro (São Paulo), em São Luís (Maranhão) e em Santa Luzia (Minas Gerais).

Os valores de cada retiro podem ser consultados pelos telefones (85) 9 8616-7979 e (85) 4101-2475 ou pelo e-mail


O ENCONTRO COM CRISTO RESSUSCITADO

Matéria 2

O objetivo de um retiro é levar quem participa a sair da rotina e a dedicar-se a escuta da voz de Deus. Para favorecer essa experiência, o Centro de Espiritualidade Santa Teresa (CEST) oferece aos participantes ambiente físico e espiritual adequado. O CEST é um serviço da Comunidade Católica Shalom que acolhe retiros e eventos religiosos, facilitando o encontro com Jesus Cristo, o Ressuscita que passou pela Cruz e que é capaz de transformar vidas.

A coordenação do CEST cuida e zela para que tudo em cada casa leve a oração, ajudando os participantes, sedentos da intervenção do Senhor e da renovação das graças batismais, a aderir à vontade de Deus para suas vidas em vista de melhor servir ao Reino de Deus. Em retiros pessoais ou em retiros comunitários, o CEST busca transbordar o carisma Shalom. 

O nome do espaço foi inspirado em Santa Teresa D’Ávila. Exemplo de oração e de amor a Deus acima de tudo, Santa Teresa é baluarte da Comunidade Católica Shalom ao lado de São Francisco de Assis. Para a vocação Shalom, Teresa é modelo de oração, pessoal, diária, contemplativa, parada com Deus. A ousadia para evangelizar e a beleza da Comunidade se manifestam a partir da intimidade com Deus que nasce e cresce na vida de oração.

Os valores de cada retiro podem ser consultados pelos telefones (85) 9 8616-7979 e (85) 4101-2475 ou pelo e-mail


O ENCONTRO COM CRISTO RESSUSCITADO

Matéria 3

Amanda Fernandes, universitária, escolheu o CEST para fazer o retiro de seu grupo de oração. A jovem conta que foi uma experiência muito boa e que ficou surpreendida com o aparato oracional. Segundo Amanda, há uma estrutura voltada para favorecer a vivência do retiro o máximo possível. Ela partilha que não precisou se preocupar com velas, caixas de som ou microfones, pois a casa em que ficou já estava equipada com os materiais necessários.

"Em todos os lugares é possível rezar", afirma Ana Lívia, analista de contas. A jovem participou pela primeira vez, em 2015, de um retiro de dez dias no espaço. "Lá dentro existe uma graça própria do lugar, um respirar novo, uma forma única de se ouvir a Deus", testemunha. O lugar preferido dela é jardim que fica de frente para a lagoa. Segundo Lívia, no CEST é possível viver fortes experiências com Deus e acolher a Paz fruto do encontro com Ele.

Para Francisco Pedro, o CEST é um lugar que ajuda a buscar mais a amizade com Deus. O auxiliar administrativo, que já participou de alguns retiros no espaço, partilha que cada encontro foi uma oportunidade de escutar a Deus e de, no amor, ser capacitado para bem discernir passos importantes a serem dados em vista de melhor seguir a Jesus Cristo. "Sou muito feliz pelos retiros que fiz nesse espaço e recomendo sempre para quem quer se aproximar mais de Deus através da oração". Os lugares que Pedro mais gosta de rezar é na Capela e diante da imagem de Nossa Senhora.

Os valores de cada retiro podem ser consultados pelos telefones (85) 9 8616-7979 e (85) 4101-2475 ou pelo e-mail


CestShalom